Como recomendaria o velho Camões

murillo antunes alves

Caricatura de Murillo Antunes Alves

Abaixo, a abertura de um perfil que escrevi para a revista Apartes, da Câmara Municipal, sobre Murillo Antunes Alves, um dos jornalistas mais importantes da era de ouro do rádio, que entrevistou de Monteiro Lobato a Getúlio Vargas. Nesses dois parágrafos, tentei imitar o estilo dos locutores daquela época. “Parece o meu pai falando”, disse Beto, o filho do Murillo, ao ler o texto — um comentário que me deixou feliz.

Cheguei a fazer uma versão da reportagem escrita inteirinha nesse estilo, mas  quem leu concluiu que não dava para aguentar mais de dois parágrafos desse palavrório. Para sorte dos leitores, o restante do texto ficou mais prosaico.

Amável leitor, quisera o autor da presente reportagem, que narra tempos idos e vividos da existência de Murillo Antunes Alves, emular o estilo daquele jornalista, cerimonialista e vereador. Para tal, tornar-se-ia necessário abrir mão da roupagem contemporânea e empregar palavras de sobrecasaca e gravata preta, como as que abrem esta narrativa. Seria a forma ideal de homenagear Murillo, figura que brilhou no firmamento do jornalismo como uma das estrelas dos tempos primevos do rádio e da televisão, e modo seguro de trasladar o leitor de volta ao tempo dos comunicadores bacharéis, que traziam nas mãos gravadores de arame e o português mais castiço na ponta de suas línguas.
Não obstante, falta a este escriba “engenho e arte”, como recomendaria o velho Camões. E, mesmo que os houvesse, o resultado haveria de aparecer como um espetáculo sobremaneira enfadonho aos olhos hodiernos. Destarte, urge abrir mão de todo o preciosismo dos tempos idos, sob o risco de enfastiar o amável leitor a ponto de afastá-lo da leitura. O que seria uma pena, já que vale a pena conhecer Murillo Antunes Alves. Leia tudo.

Post anterior
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Republicou isso em reblogador.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: