O que eu diria

1403479_10202149948490034_604351878_o

“Menção honrosa não tem direito a fala”, o pessoal do Prêmio Vladimir Herzog explicou já durante o almoço. Daí que não pude falar o discurso que tinha preparado, para sorte de quem foi ao Memorial da América Latina naquela noite.

A organização do prêmio tinha razão. Eu iria falar demais, e seria chato. Eu falaria o seguinte:

É muita alegria receber o prêmio Vladimir Herzog. As pessoas que mais admiro no jornalismo já receberam esse prêmio, então sei que estou em muito boa companhia.

Queria dedicar esse prêmio a duas pessoas que me ensinaram muito sobre trabalhar direito e sobre fazer o certo.

A primeira pessoa é o meu pai, Fausto Salvadori, que morreu de câncer de pulmão no mês passado. Ele era um consumidor entusiasmado dos produtos da Souza Cruz, que patrocina o evento de hoje.

A outra pessoa a quem dedico o prêmio é o colega André Caramante, que me ensinou muito sobre ética e compromisso. André denunciou várias vezes a violência praticada pela polícia do governo do Estado de São Paulo. Por causa dessas denúncias, André foi ameaçado de morte e chegou a ser exilado do País.

Muita gente tem que ser cobrada nessa história. O governo de São Paulo tem que ser cobrado, porque até não descobriu quem ameaçou André. Por sinal, esse governo também é um dos apoiadores do prêmio Vladimir Herzog. Também têm que ser cobrados os políticos que apoiaram as ameaças contra André.

E, principalmente, falta cobrar a Folha de S. Paulo, que até hoje não publicou um editorial, não escreveu uma linha em defesa do repórter deles que foi ameaçado, e ainda colocou esse repórter numa geladeira profissional. É só a gente ver como ficou raro encontrar o nome do Caramante assinando uma reportagem. E um nome como o do André Caramante nunca devia ficar escondido num jornal que leva a sério o seu papel.

É isso. Muito obrigado.

Post anterior
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: