Os olhos de Adèle

la-vie-d-adele

Os olhos e a boca de Adèle Exarchopoulos enchendo uma cena de “Azul é a cor mais quente”

Os olhos dela. Dois planetas vivos, habitados por espécies não catalogadas que afloram e submergem nas suas pupilas. E a boca. Quase sempre entreaberta, revelando os dentes entre os lábios cheios de carne. Dando na cara a fome da adolescente que quer comer o mundo com os olhos e com a boca, a entrega da menina que se deixa levar pelo bungee jumpe sem corda do primeiro grande amor.

Em Azul é a cor mais quente, os olhos e a boca de Adèle Exarchopoulos conduzem todas as cenas. O diretor Abdellatif Kechiche filma como se estivesse apaixonado por sua protagonista e leva quem assiste a se apaixonar junto. Manja aquela paixão que certas atrizes em certos filmes conseguem despertar na gente, tipo Nastassja Kinski em Paris, Texas, Claudia Cardinale em Era uma Vez no Oeste, Ornela Mutti em Crônica de um Amor Louco?

É um filme todo sensualidade, todo corpo. Há um tesão espalhado de cabo a rabo, não só nas belas sequências de trepada. Cada cena enche nossos olhos com os rostos dos atores, filmados sempre de perto, e nossos ouvidos com os barulhos de seus corpos. Ouvimos a respiração dos personagens, o barulho de lábios chupando ou se beijando, o som da comida sendo mastigada em suas bocas.

Quando uma briga põe fim ao seu relacionamento, vemos cada lágrima que cai dos olhos de Adèle e o seu nariz que escorre em cataratas. Deselegante, meio sujo, muito humano. Quanto amor intenso que, ao terminar, não deixa na boca um gosto de lágrimas e ranho?

1001440_506833092727746_863446897_n

Uma das pinturas feitas para o filme, por Cecile Desserle

Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: